DJ Ardiles comemora 20 anos de carreira

Teve lugar na 3ª feira (01), no auditório do BCI, em Maputo, a conferência de imprensa que marcou a homenagem ao músico moçambicano DJ Ardiles. O evento surge por ocasião dos 20 anos de carreira, que o autor assinala no próximo dia 26 de Novembro, a serem comemorados num concerto musical, em Maputo.
O Director de Relações Públicas do BCI, Heisler Castelo David, elogiou o artista que, segundo referiu, faz parte da geração que muito fez para o crescimento da música moçambicana. “Só para citar alguns feitos, DJ Ardiles colaborou imenso para o estabelecimento do estilo moçambicano Pandza. Basta recordar a forma como uma das suas músicas emblemáticas intitulada “Foto” se tornou um verdadeiro fenómeno musical, sendo amplamente tocada e dançada por gente de todas as idades, aparecendo por isso como sendo uma das fotografias do Pandza nos seus momentos iniciais” – disse. Salientou ainda que a contribuição do BCI integra-se no compromisso que tem como Banco de apoio à cultura. Particularizando a esfera musical, afirmou que “o BCI tem apoiado diversos eventos, tanto de música tradicional, música ligeira e contemporânea, assim como estilos musicais de vários horizontes do mundo”.
“Muito obrigado pela oportunidade que me dão de ser DJ Ardiles. Agradeço a oportunidade que me dão de ser eu mesmo” – disse o artista, olhando para o 20 anos de percurso. Questionado sobre o seu contributo para a arte musical, DJ Ardiles indicou que “não faço arte pelo tamanho do resultado. Sinto-me feliz por ser traductor, conversor do factor “ser moçambicano”’.
De nome completo Francisco Ardiles dos Santos Milagre, DJ Ardiles é um cantor, compositor e produtor que juntamente com outros artistas popularizaram o estilo Pandza, tendo escrito e produzido músicas para vários artistas moçambicanos. O seu primeiro sucesso musical foi a música intitulada “Foto”, lançada em Dezembro de 2006.