BCI acolhe fórum de mulheres empreendedoras de Moçambique

Foi realizado, na segunda-feira (6), no Auditório do BCI, em Maputo, o fórum intitulado “Mozambican Women Entrepeneurs Network”, promovido pelo Alto Comissario Britânico, em colaboração com o BCI, subordinado ao tema Maximizing opportunities for women through local content linkages with megaprojects. Trata-se de uma iniciativa criada em 2021, e que tem sido realizada anualmente, incluindo programas de acompanhamento que decorrem em formato virtual, com vista a promover o empoderamento das mulheres empreendedoras.
No evento, interveio a Alta Comissária do Reino Unido, Helen Lewis, e foram efectuadas apresentações pelas instituições representadas, seguindo-se o debate dos temas, com particular enfoque para a criação de soluções financeiras adequadas às necessidades das mulheres empreendedoras.
O Director Central da Direcção de Grandes Empresas do BCI, Hugo Costa, abordou, na sua intervenção, temáticas como o conteúdo local, soluções financeiras, e linhas de crédito que o Banco disponibiliza.
Refirou que o BCI tem como um dos seus principais vectores estratégicos o apoio às Pequenas Médias Empresas (PME), oferecendo um conjunto de soluções visando responder aos grandes desafios que este segmento de mercado tem enfrentado no seu dia-a-dia, tendo em conta o cenário empresarial moçambicano.
Na aferta às PME, o BCI disponibiliza diversas linhas de crédito específicas destinadas a assegurar maior facilidade no acesso ao crédito, bem como apoio à tesouraria e projectos de investimento.
Hugo Costa fez menção ao desenvolvimento de programas que remetam para a promoção do conteúdo nacional associado aos grandes projectos nacionais, que encontram no BCI não só um parceiro financeiro relevante, mas também um veículo eficaz de acesso ao empresariado nacional.