BCI na VIII Cimeira e Exposição de Gás e Energia de Moçambique

O BCI participou, na qualidade de co-patrocinador, na 8ª Cimeira e Exposição de Gás e Energia de Moçambique (Mozambique Gas and Energy Summit and Exhibition), que decorreu em Maputo, na quarta e quinta-feira (27 e 28). O Banco esteve integrado no painel intitulado “Financiamento de Projectos: Novas Estruturas e Estratégias Inovadoras Apoiando a Expansão de Projectos Energéticos”.
O Director de Grandes Empresas do BCI, Hugo Costa, referiu, no encontro, que o elevado ‘custo do dinheiro’ é um desafio que a todos toca, e que o contexto de mercado alterou nos últimos tempos. “Os vossos problemas são também os nossos, o BCI também quer fazer negócio e procura sempre soluções atractivas e enquadráveis nas necessidades dos clientes” – disse, esclarecendo que “há todo um ecossistema que pode contribuir para uma solução completa”. Assim, “as empresas devem também estar preparadas para aceder à Banca comercial: desde informação completa, passando pela contabilidade organizada e partilha de dados”. E acrescentou: “o BCI possui linhas de crédito especiais de apoio a variados domínios, incluindo o sector da energia e gás, com condições atractivas. São esforços partilhados com parceiros que estrategicamente apoiam as PMEs na obtenção de financiamento acessível”.
Organizado pela DMG Events em parceria com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), este evento constitui o principal encontro da indústria energética de Moçambique, que junta líderes nacionais e internacionais da indústria do sector para discutir políticas, desenvolvimento de projectos e transição energética com o Governo de Moçambique entre outros parceiros.
Para os organizadores, o evento serviu como fórum de partilha do ponto de situação e das perspectivas dos projectos de Moçambique, bem como para a discussão de temáticas relacionadas com aspectos legais e oportunidades de apoio financeiro disponíveis para as empresas em fase inicial.