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BCI intensifica acções de Educação Financeira

No quadro das celebrações do Dia Mundial da Poupança, que se assinalou a 31 de Outubro, o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) tomou parte nas cerimónias centrais que tiveram lugar no Centro Cultural do Banco de Moçambique, na cidade da Matola, e que movimentou estudantes, professores da província e cidade de Maputo.

A festa da poupança foi igualmente para o BCI o ponto mais alto de todo o conjunto de acções desenvolvidas ao longo do mês. Para além da interacção com professores e alunos, foram, também, oferecidos brindes diversos alusivos à efeméride, em particular mealheiros. Conforme referiu a Administradora do Banco de Moçambique (BM), Gertrudes Tovela, “para o sucesso das iniciativas previstas no Programa de Educação Financeira, contamos com o envolvimento e participação activos de diversos actores, entre eles as instituições do estado, as instituições de crédito e sociedades financeiras que operam no nosso país e outros parceiros nacionais, estrangeiros e internacionais, de que são exemplos as instituições aqui representadas, e os órgãos de comunicação social, que têm um papel indispensável na difusão das mensagens educativas”.

É alinhando neste diapasão que há dias, dezenas de crianças do Colégio Nyamunda visitaram o edifício-sede do BCI, onde aprenderam o que é poupar, como poupar, porquê poupar, onde poupar, para além de se terem familiarizado com os produtos que o BCI disponibiliza para os mais novos.

Fazendo uma avaliação do trabalho desenvolvido, o coordenador da área de gestão de produtos e serviços do BCI, Ivan Nhantumbo, indicou que “desde 2014, o BCI abraçou iniciativas dedicadas ao Dia Mundial da Poupança, lideradas pelo Banco de Moçambique, efectuando diversas acções em cada mês de Outubro. Desde então foram abrangidas cerca de 300 escolas ao longo país, com actividades diversas associadas às celebrações do Dia da Poupança, entre as quais workshops, palestras, concursos de música, dança e brincadeiras, com direito a brindes diversos; envolvimento de artistas nacionais; abertura de contas; acções de responsabilidade Social e sessões de confraternização. Uma das acções de grande alcance realizadas em todo o país é a Iniciativa “uma Agência, uma Escola” em todas as agências do Banco, que permitiu entre outras, as visitas efectuada pelos alunos às Agências”.

Ivan Nhantumbo referiu ainda que, “os momentos mais marcantes dos 5 anos do projecto associam-se ao forte envolvimento das escolas localizadas nos distritos das províncias, que levou a que em 2016 as cerimónias de celebração do banco se centrassem em Mocuba na província da Zambézia e em 2017 em Moamba na Província de Maputo. Os meios de comunicação social parceiros do Banco e as redes sociais tiveram igualmente um importante papel para uma divulgação ainda mais alargada da mensagem de poupança por uma base mais alargada de moçambicanos. O crescimento de número de contas tituladas por menores no Banco, que triplicou entre 2014 e Outubro de 2018, evidenciam melhorias ao nível da literacia financeira das famílias Moçambicanas, na medida em que cada vez mais pais e encarregados de educação passam a canalizar as poupanças específicas dos seus educandos para o sistema financeiro e em produtos específicos para tal”.

Maputo, aos 05 de Novembro de 2018

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