BCI reforça compromisso social com apoio aos serviços de sangue

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) reafirmou o seu compromisso social ao efectuar, nesta Quinta-feira (31), a entrega de unidades de lanche ao Serviço Nacional de Sangue (SENASA), com o objectivo de reforçar o apoio alimentar aos dadores, um gesto de apreço e de incentivando à doação.
A cerimónia de entrega decorreu nas instalações do SENASA, na cidade de Maputo, e contou com a presença de representantes das duas instituições. Na ocasião, a Directora Comercial do BCI, Sara Manhiça, salientou que “este apoio tem em vista estimular de forma crescente a adesão de dadores, contribuindo para o aumento das reservas de sangue disponíveis, em benefício daqueles que se encontram em situação de maior necessidade”.
A representante do BCI acrescentou ainda que esta acção insere-se num conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Banco, orientadas para a responsabilidade social e para a promoção do bem-estar. Trata-se de uma forma de estar que valoriza o impacto positivo e sustentável, reforçando o papel do BCI como parceiro activo na construção de uma sociedade mais solidária, inclusiva e resiliente.
Sara Manhiça recordou que, recentemente, colaboradores do BCI participaram, de forma expressiva e voluntária, numa campanha de doação de sangue realizada no Edifício Sede do Banco, tendo sido possível doar mais de 40 litros de sangue.
Em representação do SENASA, a Directora Nacional Adjunta, Dina Ibraimo, enalteceu a iniciativa do Banco: “este gesto solidário vai muito além do apoio material. Simboliza cuidado, respeito e reconhecimento por aqueles que de forma altruísta dedicam um momento do seu dia para salvar vidas.” E sublinhou: “os lanches oferecidos são mais do que uma refeição. Constituem uma forma de acolhimento, de incentivo e de valorização dos nossos heróis anónimos, os dadores de sangue, que com um simples acto fazem toda a diferença na vida de tantas pessoas”.
O Serviço Nacional de Sangue, entidade orgânica do Ministério da Saúde, é responsável pela coordenação nacional das actividades relacionadas com a doação e transfusão de sangue. A instituição tem promovido campanhas regulares de mobilização de dadores com vista a garantir níveis adequados de reservas de sangue e a responder eficazmente às emergências.