Sala de Imprensa

Francisco Noa lança nova obra no auditório do BCI

O académico Francisco Noa lançou há dias, no Auditório do BCI, em Maputo, a sua mais recente obra intitulada “Além do Túnel – Ensaios e Travessias”, que inclui artigos publicados dentro e fora do país, alguns dos quais em conferências e congressos.

Em três capítulos, o livro analisa temas transversais que na perspectiva do autor apontam para as mudanças que ocorrem, que deveriam ocorrer e as que vão necessariamente acontecer.

Como referiu Cristiano Matsinhe, que assegurou a apresentação, ‘Além do Túnel’ “é um livro rico e complexo que aborda diferentes dimensões, desde identidades, educação, literatura, interculturalidades. É também uma proposta pragmática em várias dimensões, avançando com propostas de implementação de políticas sobretudo na área da educação”.

Numa primeira vertente, Noa oferece uma viagem pelo universo do conhecimento, atravessando lugares e figuras, desde Mafalala até Luanda, passando por Lichinga, num panorama que cruza turismo, identidade e património cultural, com os olhos postos no futuro.

Na segunda etapa, ‘Além do Túnel’ sugere uma viagem através do oceano Índico, seguindo trilhos, margens da literatura moçambicana e rotas de tansnacionalidade na poesia. Permite encontros com a literatura daqui e de além, com a arte da própria literatura e na sua malha identitária, assim como o ponto de vista geracional.

No último capítulo é apresentada a vertente do ensino, e estudados o papel da educação e da academia, as dimensões do conhecimento no imaginário e, entre outros, a Arte, a Cultura e a identidade em sociedades disruptivas.

Recorde-se que a obra é publicada sob chancela da Editora Kapicua e conta com o apoio do BCI.

Voltar ao Topo

Sugestões para si