Sala de Imprensa

Tete recebe ventilador doado pelo BCI

O BCI doou, na terça-feira (26), às autoridades de saúde de Tete, um ventilador, para apoiar nos esforços contra a COVID-19.

A directora dos Serviços Provinciais de Saúde de Tete, Carla Mosse Lázaro, agradeceu a visita e a oferta do BCI: “Isto significa que não estamos sozinhos nesta luta”. Referiu que aquele equipamento surge numa altura em que cresce o número de casos e sobretudo o de pessoas necessitando de cuidados especializados. E prosseguiu: “este equipamento vai, sem dúvidas, reforçar a nossa capacidade de resposta. Os custos para a aquisição de um ventilador são extremamente elevados e os trâmites para a sua aquisição são praticamente feitos fora do país e levam o seu tempo. Tete neste momento conta com um centro de internamento da COVID-19. É verdade que os distritos têm centros transitórios que montámos, mas quase todos os casos graves são transferidos para o nosso centro de isolamento da COVID-19”. E finalizou: “tínhamos com um reduzido número de ventiladores, e com mais um que o BCI dá, sem dúvidas far-se-á a diferença na qualidade da nossa resposta aos pacientes”.

Já, em representação do BCI, a directora comercial regional, Aida Muholove, agradeceu “o privilégio que nos é dado de apoiar e participar nos esforços colectivos para travar os efeitos nefastos da pandemia do novo Coronavírus”. Falou ainda das acções, em prol da prevenção e da mitigação da doença, que o BCI tem vindo a levar a cabo em todo o país, desde que foram anunciados os primeiros casos. A finalizar enalteceu “o trabalho dos profissionais de saúde, pelo seu empenho na luta contra esta pandemia”.

O acto de entrega contou ainda com a presença de membros do conselho executivo dos Serviços Provinciais de Saúde de Tete, e de colaboradores do BCI.

Recorde-se que o apoio do BCI abrange outros pontos do país, e está orçado num valor global de mais de 6 milhões de meticais.

Voltar ao Topo

Sugestões para si