BCI patrocina obra de João Videira

Foi lançado, na 3ª feira (16), no Camões – Centro Cultural Português, o romance “Quem Lixou Isidro Castigo?”, do escritor João Paulo Videira, patrocinado pelo BCI, e editado pela Cavalo do Mar.
O Administrador do BCI, Luís Aguiar, sublinhou, na sua intervenção, o papel preponderante do BCI no apoio à Cultura, em particular às Artes e Letras, salientando que “produzir uma obra literária é sempre um privilégio. Encontrar parceiros certos para que se concretize a edição e a sua publicação é uma etapa não menos importante”. Num outro desenvolvimento, ressaltou o mérito da contextualização da obra e citou uma nota tirada da biografia: “Este livro é Maputo. O autor foi tomado pela cidade e pelas magníficas personagens que oferece e deixou-se embalar pelas palavras que marcam a música do seu quotidiano.”
Para a apresentadora do livro, Olga Pires, “Quem Lixou Isidro Castigo?” é “uma obra muito leve e extramente agradável de se ler”. Referiu características típicas da obra, entre as quais as seguintes: “todas as figuras femininas de destaque são figuras de força, em oposição a figuras masculinas controladas por mulheres” – disse, acrescentando que a linguagem do livro é simples, de pendor coloquial, muitas vezes transgressora, como o é a figura do próprio narrador. Olga Pires citou algumas falas das personagens, icónicas, em particular nas suas incursões na lixeira de Hulene.
O autor, por seu turno, afirmou que “este livro não tem nada de verdadeiro, não tem nada de falso. […] Tudo aquilo é romanceado, é ficcionado, mas todas aquelas personagens o mais loucas que possam parecer têm alguém que está na base da sua composição. Esse alguém pode ser uma pessoa só, podem ser duas, três…”.