Empresas exportadoras moçambicanas podem contar com o apoio especializado do BCI

As empresas exportadoras moçambicanas podem contar com o apoio especializado do BCI” – quem o afirma é Diogo Bragança, Director Central Adjunto da Direcção de Operações. Bragança falava no âmbito da 2ª sessão do Webinar sobre as exportações, realizada na 5ª feira (9). A primeira teve lugar em Novembro último, tendo como audiência exportadores da região Centro, e na segunda os da zona Norte.
Na sua apresentação, Diogo Bragança referiu que as actividades das Empresas Exportadoras moçambicanas contribuem significativamente para a robustez da Economia Nacional. “É neste contexto que o BCI se posiciona como parceiro preferencial no apoio às empresas deste subsegmento, disponibilizando soluções de produtos e serviços, com condições especiais, nomeadamente Crédito Documentário de Exportação BCI; Remessa Documentária de Exportação BCI e Crédito de Curto de Prazo para adiantamento de Receitas de Exportação” – disse, sublinhando que o processo de internacionalização se inicia geralmente pela exportação. “Esta é a forma de internacionalização utilizada pela grande maioria das PME para as quais o BCI disponibiliza um desk internacional, acesso a uma vasta rede de correspondentes e uma parceria com a União de Exportadores da CPLP” – indicou. Entre os produtos e serviços que as soluções BCI Exportação oferecem às empresas exportadoras estão ainda Ordens de Pagamento do exterior, Garantias/Avales, Declarações de Capacidade Financeira, Operações Cambiais, Cartas Abonatórias, que complementam o apoio à internacionalização.
Já Farhana Razak, Directora Central Adjunta de Mercados Financeiros do BCI, baseando-se no relatório do Banco de Moçambique, sobre Conjuntura Económica e Perspectivas de Inflação divulgado em Novembro, referiu que, para 2021 e 2022, “antevê-se uma recuperação global da economia, impelida pela implementação dos projectos de gás na bacia do Rovuma, bem como pela recuperação da procura externa e a adopção de pacotes de estímulos monetários e fiscais. Estes factores poderão propiciar o aumento do volume de exportações e reduzir o impacto do elevado volume das importações sobre as reservas internacionais líquidas”. Apontou igualmente a actual estabilidade do Metical como “um factor positivo no modo de actuação dos agentes económicos, sejam importadores, exportadores ou investidores”.