BCI reitera apoio às mulheres empreendedoras
O BCI participou, na sexta-feira (18), em Boane, província de Maputo, num fórum alusivo às celebrações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, promovido pela Câmara de Comércio de Moçambique em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Juvenil de Moçambique (CCIJM).
Sob o lema “Celebrar a Mulher”, o evento contou com a presença de diversas personalidades públicas e privadas, destacando-se a esposa do governador de Maputo, Naidy Parruque, o corpo directivo da CCM e da CCIJM, e foi marcado pela realização de uma Feira de Negócios; exibição de filme sobre mulheres empreendedoras, e palestras apresentadas por mulheres líderes.
Em representação do BCI, a directora comercial regional, Zaida Patel, fez uma exposição sobre “Alternativas de Financiamento a Projectos de Mulheres”, tendo partilhado a experiência do Banco no apoio ao empoderamento da mulher empresária, por meio de várias soluções entre as quais a Linha de Crédito BCI Negócios Mulher Empreendedora. Enquanto esteve em curso, esta Linha permitiu financiar um total de 494 Mulheres Empreendedoras. Segundo Zaida Patel, neste âmbito “foi contratado um volume de crédito na ordem de 880 Milhões de Meticais, que contribuíram em grande medida para o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PME), maioritariamente detidas ou geridas por Mulheres”.
Para Patel “este evento foi muito produtivo, tendo sido muito focado no apoio que deve ser prestado às mulheres empreendedoras do sector informal na formalização do seu negócio/empresa, bem como na necessidade de serem levadas a cabo mais acções de literacia financeira”, trabalho que o BCI tem desenvolvido em prol da mulher.
Refira-se que o BCI tem como um dos seus principais vectores estratégicos o apoio às Mulheres Empreendedoras, oferecendo um conjunto de soluções visando responder aos grandes desafios que este Segmento de mercado tem enfrentado no seu dia-a-dia, tendo em conta o cenário empresarial moçambicano.