Logo
BCI patrocina obra literária de Fátima Langa

A Mediateca do BCI – Espaço Joaquim Chissano, em Maputo, acolhe hoje, dia 06 de Março, pelas 17h30, a cerimónia de lançamento da obra literária, intitulada “O Leão, a Mulher e Criança”, da autoria da escritora moçambicana Fátima Langa, que reúne contos populares infantis.

Esta é mais uma obra patrocinada pelo BCI no âmbito da sua política de Responsabilidade Social na vertente do apoio à promoção da Cultura e constitui um importante contributo para a valorização e divulgação do vasto e riquíssimo património literário moçambicano, que assim se torna mais acessível a todos os leitores interessados, nomeadamente aos jovens e crianças.

Fátima Langa, natural de Bahanine, no Distrito de Xai-Xai, Província de Gaza, é formada em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane. O seu percurso literário é fortemente influenciado pelas vivências da sua infância, passada maioritariamente na terra natal. Até aos seis anos só falava o cicopi, sua língua materna. Só mais tarde, aprendeu a expressar-se em português, em Manjacaze, onde fez os estudos primários. Desde tenra idade, sempre cultivou o hábito de contar estórias à volta da fogueira, na sua língua materna. Sem nunca pensar em publicar, quando aprendeu a língua portuguesa, falada e escrita, começou a escrever contos, encorajada pela escritora Lília Momplé. Abraçou o mundo literário, tento já publicado 5 livros, para além de alguns contos, em português e na sua língua materna.

A autora conta com algumas distinções dignas de realce: em 2013, foi premiada pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCN), no Brasil, pelo 4º lugar atribuído ao conto “A Campa do Desconhecido”. A mesma entidade atribuiu uma Menção Honrosa à escritora pelo conto “Xipamanine”.

Maputo, aos 06 de Março de 2014


 
MAIS...