Logo
Áreas de Negócio

O BCI tem centrado a sua actuação ao longo dos últimos anos na orientação para o cliente. Esta estratégia apoiada nas mais recentes tendências do mercado permite o aperfeiçoamento do conhecimento das necessidades dos clientes, e consequentemente uma adequação dos produtos e serviços a essas mesmas necessidades.

Banca Comercial

É a área de negócio predominante na actividade do BCI, tanto em termos de volume de negócios como em resultados. Esta área encontra-se subdividida em dois segmentos fundamentais que podem ser diferenciados de acordo com a caracterização tradicional:

Depósitos:

A oferta do BCI inclui as linhas para a gestão do quotidiano e para a gestão de poupanças. No caso dos particulares foram criadas não só as contas à ordem remuneradas, mas no que diz respeito às aplicações a prazo, foram previstas formas de constituição, reforços e mobilizações antecipadas diferentes por forma a permitir ao cliente personalizar os seus depósitos a prazo da forma que mais lhe convier. Quanto às empresas têm à sua disposição um conjunto de produtos que lhe permitirá, não só fazer a gestão da sua tesouraria de uma forma mais cómoda e rápida mas ainda ter a garantia que as aplicações estão a ser altamente rentabilizadas.

Crédito:

Crédito a particulares: o crescimento económico que se tem verificado em Moçambique, tem levando aos particulares a procurarem junto do BCI, produtos específicos que satisfaçam as suas necessidades igualmente crescentes. O crédito à habitação e ao consumo têm sido os mais procurados e igualmente os mais oferecidos pelo BCI. Crédito a empresas: os sectores de actividade mais privilegiados no crédito concedido as empresas nos últimos anos foram o comércio e a agricultura.

Cartões de Débito e Crédito

O enfoque estratégico no cliente tem levando o BCI a investir em nos novos canais e meios electrónicos de distribuição, exigindo esforços adicionais no sentido de incentivar os clientes a utiliza-los. O alargamento da rede de Caixas Automático e Terminais de Pagamento Automático Ponto 24 e a actualização de Caixas Automático no sentido de aceitarem cartões ligados à Rede VISA Internacional evidenciam claramente esta aposta.

Linhas de Financiamento

O BCI promove a utilização de linhas de crédito contratadas junto de entidades nacionais e internacionais, tendo em vista a comparticipação de risco e/ou benefícios de bonificação na taxa de juro. Destacam-se as seguintes:

Garantia ARIZ de Carteira: Trata-se de uma Garantia da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), destinada a operações de crédito ao investimento de médio e longo prazos, para PMEs e entidades singulares das seguintes áreas económicas: Agricultura, Agro-Negócios, Industria Alimentar, Indústria Ligeira, Industria de Transportes, Empresa Mineiras e de Exploração de Inertes de outras áreas económicas autorizadas.

Garantia ARIZ Individual: É um dispositivo de garantia da AFD destinado a facilitar o acesso ao financiamento das PMEs (Pequenas Médias Empresas) do Sector Privado, e de Instituições de Micro Finanças, destina-se ao investimento de médio e longo prazos para as seguintes áreas económicas: Agricultura, Agro-Negócios, Industria Alimentar, Indústria Ligeira, Industria de Transportes, Empresa Mineiras e de Exploração de Inertes de outras áreas económicas autorizadas.

Garantia FECOP (Fundo Empresarial da Cooperação Portuguesa): Destina-se ao apoio das PMEs na área das indústrias: alimentar, agro-indústrias, mobiliários, mecânica, metalo-mecânica e electrónica, materiais e instrumentos de produção, química, têxtil, vestuário, couro e calçado. Abrange o Cluster da Ilha de Moçambique em especial para projectos estruturantes da vida económica e social da região da Ilha de Moçambique da área do turismo, nomeadamente projectos do turismo, cultura e lazer.

Linha de Crédito para Produção Avícola: : Destinada ao apoio de avicultores produtores de frangos para abate para consumo público, na Província e Cidade de Maputo.

Linha de Crédito do Revolving Fund: Destinada ao apoio a agricultura com ênfase para a produção de arroz e hortícolas, apoio ao agro-processamento, Comercialização Agrária e Fomento de Produtos Agrícolas.

Participações

Participacões