Ancha Bucuane expõe “A Outra Face” no BCI

Está patente no auditório do BCI, em Maputo, a exposição de artes plásticas da artista moçambicana Ancha Bucuane, intitulada “A Outra Face”, que reúne obras de pintura e de escultura, cruzando o abstracto em acrílico e em óleo, e a mistura de acrílico e colagem.
Conforme referiu a Directora Central Adjunta da Direcção Private do BCI, Ana Zara Fateally, trata-se de uma mostra que, como o título indica, “revela a outra faceta da autora, e as diferentes perspectivas como ela olha para a Arte e para a vida”. E acrescentou: “consegue-se ver como é versátil a nossa artista, que trabalhando sobre madeira e baseando-se na reutilização de materiais recicláveis, traduz sentimentos, muitas vezes profundos”. E rematou: “Ancha Bucuane é, na realidade, uma artista multifacetada, que abraça a arte decorativa, a pintura a escultura e a poesia, a ponto de trazer nesta mostra a arte de pintar a saudade”.
Já a artista começou por se referir ao contexto de criação desta exposição, recordando o período da pandemia: “foi um ano muito complicado para todos, mas em que me identifiquei realmente como pintora. Porque foi o período em que mais pintei. Parece que eu estava a preparar-me para uma viagem. Para mim a pintura é essa viagem”.
Ancha Bucuane falou, igualmente, de episódios pessoais da sua vida, e da forma como conseguiu transformar os seus sentimentos em arte. “Infelizmente perdi a minha mãe […]. O que nós perdemos temos de aprender a aceitar. A vida é feita de altos e baixos, é o que a minha obra é”.
A sua paixão pela arte surgiu na infância. Durante a juventude trilhou vários caminhos como o de guia turístico, florista e decoradora, promotora de venda e maquilhadora. Seguindo a sua veia artística iniciou a reciclagem de materiais para a produção de peças únicas e criativas de bijuteria. A criação da Toke D´Art, um dos seus empreendimentos, foi a realização de um dos seus sonhos de infância.
Refira-se que a exposição, com entrada livre, poderá ser visitada até ao dia 15 de Novembro.