Sala de Imprensa

Autoridades de saúde de Niassa recebem do BCI mais um ventilador

As autoridades provinciais de saúde de Niassa acabam de receber um ventilador pulmonar a ser usado para pacientes com diagnóstico positivo para a Covid-19. A doação foi feita pelo BCI que já canalizou até à data outros cinco ventiladores nomeadamente em Gaza, Inhambane, Manica, Tete e Zambézia, no quadro das acções que está a levar a cabo face à pandemia.

A ser instalado no centro de isolamento de Nomba, na cidade de Lichinga, o ventilador foi recebido pelo representante do diretor provincial de Saúde de Niassa, Inácio Retone. “Agradecemos o gesto demonstrado pelo BCI, que é sinal de fortalecimento da parceria entre esta instituição bancária e o Ministério da Saúde, nas acções de combate e prevenção em curso. Com esta oferta passamos a contar com um total de três ventiladores, o que irá reforçar a nossa capacidade de resposta perante os desafios colocados pela doença”, disse.

O equipamento foi formalmente entregue pela representante do BCI, Rachida Fungulane, para quem “esta oferta do Banco surge como um contributo para auxiliar o sector de saúde na melhoria da qualidade de assistência médica aos pacientes e para salvar vidas”.

Mais adiante, Rachida Fungulane reiterou, contudo, a necessidade de contínuo respeito das medidas anunciadas pelo governo e pelas autoridades de saúde, destacando o uso permanente e adequado de máscaras, a lavagem frequente das mãos, o distanciamento físico e a necessidade de permanecer em casa sempre que for possível. Recomendou ainda, em caso de necessidade de uso de serviços financeiros, o recurso preferencial aos canais à distância como o Internet Banking, as contas móveis, e a ida ao balcão só em casos extremos.

Com esta doação envolvendo um investimento global de mais de seis milhões de meticais, o BCI vem contribuir para o reforço dos meios que os profissionais de saúde têm à sua disposição para que o seu louvável esforço possa produzir ainda melhores resultados na recuperação de cidadãos infetados pelo novo Coronavírus.

Voltar ao Topo

Sugestões para si