O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) marcou presença, esta Terça-feira, 28 de Outubro, na cidade da Matola, no lançamento oficial da fase distrital das Olimpíadas Escolares de Xadrez, um projecto que alia educação, cultura e desporto e que visa fortalecer as competências cognitivas e sociais dos estudantes. O evento decorreu no Instituto de Formação de Professores da Matola e contou com a presença do Presidente da Assembleia Provincial de Maputo, António Miguel Pascoal, do Presidente da Federação Moçambicana de Xadrez (FMX), Milton Botão, de representantes do Governo e do Município da Matola, bem como de professores e alunos.
Durante a cerimónia, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Federação Moçambicana de Xadrez e o Banco Comercial e de Investimentos, com o objectivo de expandir as Olimpíadas Escolares Nacionais de Xadrez e promover o desenvolvimento educativo, desportivo e comunitário em todo o País.
Em representação do BCI, a Directora Central de Marketing, Ana Zara Fateally, destacou que “o Banco reforça, através desta parceria, o seu compromisso com a educação, o desporto e o desenvolvimento cognitivo e social da juventude, apoiando as competições e valorizando o xadrez como instrumento de educação, cultura e inclusão social”.
Por sua vez, o Presidente da FMX, Milton Botão, sublinhou que esta parceria é fundamental para integrar o xadrez no ambiente escolar, “nesta fase piloto, contamos com a participação de sete distritos e 43 escolas da Província de Maputo. Trata-se de uma iniciativa que visa inserir o xadrez nas escolas como instrumento de aprendizagem e inclusão, reforçando as competências cognitivas dos alunos e transmitindo valores de paciência, respeito, concentração e espírito de equipa”. O dirigente aproveitou para agradecer ao Ministério da Educação e Cultura pela visão partilhada, ao BCI pelo apoio na materialização do projecto, e às escolas, professores e estudantes pelo entusiasmo e dedicação demonstrados.
Já o Presidente da Assembleia Provincial de Maputo, António Miguel Pascoal, enalteceu igualmente o impacto do projecto, sublinhando que “o xadrez é um exercício que nos remete a uma competição permanente e deve constituir uma plataforma para o desenvolvimento mental dos nossos jovens. Este movimento trará uma nova forma de estar e de pensar, sendo uma via encontrada pela FMX e pelo BCI para moldar positivamente o futuro da juventude”.
Este passo dá continuidade a uma parceria sólida entre o BCI e a FMX. Recorde-se que o Banco é também o Alto Patrocinador do BCI–Moçambique Open, evento internacional que promove a excelência competitiva e o intercâmbio desportivo. Com esta nova vertente escolar, o BCI amplia o seu compromisso com a educação, a juventude e a construção de uma sociedade mais inclusiva, informada e preparada para o futuro.