BCI acolhe estudantes de economia da UP

Teve lugar, na terça-feira (6), no auditório do BCI, em Maputo, uma palestra que juntou cerca de uma centena de estudantes da Universidade Pedagógica de Maputo (UP), para uma sessão de apresentação e discussão de matérias em torno do mercado monetário e do mercado cambial, ambos influenciados pela política monetária, a qual se movimenta, geralmente, em função dos níveis da inflação.
Compuseram a audiência estudantes das turmas do 2º, 3º e 4º anos do curso de economia, e os do 2º ano do curso de jornalismo, tendo como finalidade consolidar a abrangência teórico-prática.
Acompanhados pela docente Sádia Mariano Mendes, os estudantes puderam validar os seus conhecimentos e aprofundar aspectos relacionados com as medidas tomadas pelo Banco Central quando, dentro das suas competências, emana políticas monetárias e espera que através dos mecanismos de transmissão os seus efeitos sejam visíveis na economia real.
E como referiu o palestrante Valdmar Guambe, Coordenador da Unidade de Análise de Mercados, da Direcção de Mercados Financeiros do BCI, esta foi “uma oportunidade para transmitir clareza quanto à nossa posição como elemento determinante no sistema financeiro, bem como contribuir para uma maior literacia financeira cujos ganhos reverterão a favor do próprio banco como opção credível para cuidar de parte tão sensível quanto é o dinheiro”. No final, Guambe fez uma avaliação positiva da iniciativa, olhando, entre outros, para o facto do cruzamento de turmas de níveis diferentes que permitiu a construção de respostas a partir da intervenção dos estudantes mais avançados.
A professora Sádia Mendes, por seu turno, expressou a sua satisfação por esta experiência: “os estudantes estiveram muito empolgados, em expor o que sabem sobre a matéria e em perceber o que o especialista tinha a partilhar” – disse, explicando que os estudantes têm uma disciplina que busca consolidar o teórico e o prático. Na parte prática, os estudantes são convidados a estar em imersão. “Esta foi a nossa pretensão” – finalizou.