BCI apoia Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital Central de Maputo (HCM), recebeu do BCI, nesta quarta-feira, 1 de Julho, em Maputo, um conjunto de unidades de equipamento médico de protecção, no âmbito do combate à pandemia do novo Coronavírus. O material inclui fatos e toucas, bem como máscaras reutilizáveis, a serem usados pelos profissionais de saúde, afectos àquela unidade.
Segundo a Directora Comercial e de Relacões Públicas do BCI, Ana Zara, que procedeu à entrega, identificando-se com o slogan do Ministério da Saúde “O nosso maior valor é a vida”, o BCI enaltece o valioso trabalho que está a ser feito neste sector, em defesa da vida, e manifesta uma vez mais a sua solidariedade para com os profissionais de saúde empenhados na luta contra a pandemia do novo Coronavírus.
A representante do Banco de Leite, Sónia Bandeira, agradeceu o gesto e referiu que “a proteção é sempre importante para nós. Sentimo-nos mais seguros para trabalhar. A componente preventiva é fundamental para a segurança”.
O material oferecido faz parte de um conjunto mais alargado de kits que estão a ser doados pelo Banco, em todo o país, num investimento avaliado em 4 milhões de meticais, numa acção que abrange todas as províncias do país, chegando até aos postos administrativos.
Refira-se que o BCI e o Banco de Leite têm vindo a trabalhar em parceria. Já em 2019, no quadro da sensibilização da sociedade para a importância da prática de doação de leite materno, no âmbito do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o BCI concedeu apoio.
Implantado em 2018, o BLH efectua a colecta, o processamento e a distribuição de leite humano, precioso e vital alimento para os bebés. Actualmente, esta unidade conta com cerca de 800 doadoras de leite materno, que muito têm contribuído para a redução da morte de bebés prematuros na maior unidade sanitária do País, entre outras.
Conforme refere uma nota da instituição, devido à Covid-19, tem-se assistido a uma retração das doadoras, com impacto directo no volume e aprovisionamento de leite materno. Com vista a fazer face a este cenário, o BLH traçou um plano que preconiza a intensificação da mobilização junto das doadoras, nos centros de saúde e maternidades a nível da cidade de Maputo, havendo necessidade de prevenção contra a pandemia.