BCI apoia Escola Primária de Chamba em Sofala
Enquadrado com a política de responsabilidade do banco, o BCI apoiou nesta quadra de particular relevância para a sociedade civil, a Associação KUTSACA em Gaza, a Escola Primária de Chamba em Sofala e a Escola Primária do 1º e 2º Grau do 2º Bairro de Chókwè, revertendo os tradicionais valores com brindes oferecidos aos seus clientes para causas sociais, através de postais cuja criação foi assegurada com desenhos e ilustrações elaborados pelos seus alunos das respectivas escolas, alusivo ao Dia da Família.
No âmbito da Cerimónia de Entrega de Donativos, a Escola Primária do 1º e 2º grau de Chamba e o BCI juntaram-se por forma a suprir os obstáculos que têm sido enfrentados, por insuficiência de recursos na área de educação, de acordo com os quatro pilares básicos da educação identificados pela UNESCO, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Na cerimónia de entrega, estiveram presentes a Senhora Sissi Mangane, Directora da escola, o Senhor Mário Sugamudule, Presidente do Conselho da escola, a Directora Márcia Leite – representante do BCI em Sofala, o Director Adriano Palito, da ADOP Sofala, a Gerente do Balcão Beira Manga, alguns professores e alunos da referia escola.
Segundo referiu Márcia Leite, representante do BCI, um dos maiores constrangimentos que têm sido enfrentados na área de educação é a insuficiência de recursos para a aquisição de meios essenciais, para que a escola exerça condignamente a sua nobre missão, a de preparar pessoas para o futuro. É em resposta a essa necessidade que o BCI se antecipou, e preparou este donativo. Mas a escolha desta escola não foi casual, ela resulta de todo um trabalho que o Banco tem feito em todo o país. Numa altura em que crescem apelos das autoridades de saúde devido ao aumento de número de casos de infecção, gostaríamos de aproveitar para encorajar a escola a continuar a ser um vector importante na prevenção contra a pandemia, na sua qualidade de modelo para a sociedade – Disse “Queremos, por isso, manifestar uma vez mais a nossa solidariedade para com todos vós, por esta missão que nos encoraja a fazermos sempre mais e melhor. Podem continuar a contar com o apoio do BCI. O gesto solidário também vem daqui”.
No âmbito da intervenção, a Senhora Sissi Mangane, Directora da Escola, fez a apresentação dos participantes, saudou e agradeceu o gesto do BCI para com a escola, pela grande oferta, escolha e identificação da instituição, no melhoramento do processo de ensino, aprendizagem dos alunos e a comunidade em geral. “A instituição louva o apoio feito e apresenta os constrangimentos da falta de salas condignas, falta de salas de professores, tendo assim esse desafio” – Disse Sissi Mangane.