Sala de Imprensa

BCI reafirma compromisso com as artes

O BCI reafirmou, na quarta-feira (27), o seu compromisso contínuo no apoio à cultura moçambicana. O pronunciamento foi feito pelo director de Relações Públicas do BCI, Heisler Castelo David, por ocasião da abertura da primeira exposição individual intitulada ‘Riscos e Feelings’, do antigo presidente do Clube de Desportos da Costa do Sol, Rui Tadeu.

Na sua intervenção, o representante do BCI falou do carácter multifacetado do Auditório do BCI, como espaço de cruzamento de culturas, reafirmando o compromisso do BCI no apoio às artes: “ao apoiarmos na concretização, promoção e divulgação desta exposição, pretendemos uma vez mais consolidar esta vocação, que responde à identidade e ao posicionamento do BCI, não apenas enquanto entidade prestadora de serviços financeiros a operar no mercado, mas também como instituição de referência no apoio a iniciativas tão importantes como esta”.

O artista Jorge Tadeu reconheceu, por seu turno, a iniciativa do BCI: “normalmente aposta-se em jovens, e nós que já temos um percurso, que lidamos com os jovens, todos os dias, quando sentimos também essa aposta é um bom sinal de abertura. Sinto-me muito grato por isso” – disse. Sobre as telas expostas, referiu que cada um vai buscar respostas no contacto com elas: “comigo já falaram, contaram-me muitas histórias… elas só falam daquilo que sinto… que está ali”.

Com esta exposição, como refere uma nota do académico Severino Nguenha, lida na ocasião, “o observador atento que é Rui Tadeu parece estar a saltar a cerca, ele deixa hoje de ser espectador e sobe ao palco. Ele foi alguma vez espectador?”.

Já para o docente do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), Lourenço Tsenane, “pessoas que têm veia artística sempre estão a rabiscar e o senhor Tadeu sempre rabiscou”. E rematou: “Bem-vindo a bordo”.

Esta exposição, composta por 56 obras, estará aberta ao público, com entrada livre até ao dia 9 de Outubro.

Voltar ao Topo

Sugestões para si