BCI reitera aposta na juventude e nos empreendedores

O BCI reiterou, na sexta-feira, 24 de Maio, a sua aposta nos jovens e empreendedores moçambicanos. O pronunciamento foi feito pelo Administrador do BCI, George Mandawa, no Instituto Superior de Transportes e Comunicações – ISUTC, numa numa palestra promovida pela Associação dos Estudantes desta instituição do ensino superior, que versava sobre temáticas do sector financeiro, com destaque para literacia financeira, investimento e crédito para jovens.
Numa plateia que contou com cerca de cem estudantes, com o palestrante e autor de livros, Domingos Novela, e a especialista em finanças digitais, Halima Izdine; George Mandawa, que foi um dos oradores, abordou o tema sobre estratégias de investimento e crédito direcionados aos jovens. Na ocasião, alertou para que tenham atenção no retorno e o risco associado como alguns dos principais elementos a considerar, “sempre que forem a fazer investimentos, pensem nos riscos. Não apliquem dinheiro sem pensar no retorno, nunca façam empréstimos que não sejam calculados para ter retorno”, frisou o Administrador.
É neste contexto que George Mandawa reafirmou a forte aposta do BCI na juventude e nos empreendedores. Mencionou, para ilustrar, a parceria que o Banco desenvolve com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). “No ano passado foi criado um Limite de Crédito de MZN 2.000 milhões para PME e Jovens Empreendedores e, igualmente, o Banco implementa desde 2020 o FAIJ – Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, que já concedeu crédito a cerca de 850 Jovens em todo país, num volume de 132 milhões de meticais”, o que segundo disse, revela o carácter prioritário das políticas do BCI em prol da juventude.
Num outro desenvolvimento, Mandawa referiu a importância da poupança: “o conceito da poupança é simples e é: não gastar tudo o que ganha. Pouco ou muito, reserve sempre uma parte para fazer poupança, porque existem imprevistos”, disse.
O BCI tem, desde sempre, promovido hábitos de Poupança nos seus Clientes, tendo nos últimos anos desencadeado um conjunto variado de iniciativas, visando reforçar o seu posicionamento como o Banco da poupança. Destaca-se a disponibilização de soluções de poupança e a realização, em diversos estabelecimentos escolares, de sessões de educação financeira, largamente concorridas por estudantes, professores e pessoal técnico-administrativo.