BCI testa a sua capacidade de resposta a incidentes

Na manhã do passado dia 21 de Dezembro (Quarta-feira), o BCI realizou um simulacro no seu edifício-sede, sito na Av. 25 de Setembro, em Maputo.
Este exercício tinha por objectivo testar a capacidade de articulação e de resposta das equipas de primeira intervenção (EPI) e equipas de socorristas do BCI, constituídas por Colaboradores do edifício-sede. Para este efeito, foram criados dois cenários de emergência, nomeadamente a ocorrência de incêndio, como também a existência de feridos, simulados.
Para efeitos de monitoria e segurança, nesta acção o BCI contou ainda com a presença da Cruz Vermelha, do Serviço Nacional de Salvação Pública e da Polícia da República de Moçambique, entidades com as quais tem cooperado no Processo de Gestão de Emergências.
Numa acção sinérgica e multissectorial, o BCI testou o seu Plano de Evacuação e de Emergência e a sua Capacidade de Resposta ao evacuar em 12 minutos, cerca de 1000 Colaboradores e seus Clientes que se faziam no interior do edifício-sede.
Refira-se que os simulacros permitem testar a operacionalidade do plano de emergência interno e treinar as Equipas de Emergência, dando também uma mais valia aos residentes do Edifício, promovendo rotinas de comportamento e actuação perante uma situação de emergência. Outrossim, os simulacros e/ou exercícios de emergência têm como objetivo reduzir as probabilidades de ocorrência de acidentes e limitar suas consequências a fim de evitar a perda de vidas humanas ou de bens materiais.