Sala de Imprensa

Business Network BCI debate práticas empresariais responsáveis

Teve lugar, recentemente, na cidade de Tete, uma sessão do Business Network, uma iniciativa do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) que reuniu Clientes BCI Empresas, da província de Tete, e quadros da instituição. O encontro constituiu-se como um espaço de partilha e reflexão conjunta sobre as tendências da actual conjuntura económica nacional e as projecções económicas futuras.

Na ocasião, o Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCI, Francisco Costa, proferiu uma intervenção de fundo centrada nos desafios e oportunidades do actual ambiente macroeconómico. O dirigente destacou a importância da banca na dinamização da economia, sublinhando o papel do BCI enquanto parceiro comprometido com o crescimento económico de Moçambique, através da promoção de práticas empresariais sustentáveis.

Ao abordar a conjuntura económica nacional, Francisco Costa evidenciou o potencial estratégico do sector extractivo como uma das principais alavancas do desenvolvimento. Sublinhou, igualmente, que a sustentabilidade se tornou um pilar essencial do crescimento nacional, apontando para a necessidade de uma visão orientada para o longo prazo. Nesse sentido, defendeu a adopção de práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governação) como factor-chave de diferenciação e competitividade no mercado.

Francisco Costa reforçou ainda que as empresas deverão, cada vez mais, adequar-se a práticas sustentáveis, dado que o futuro próximo exigirá essa transformação. Encorajou as empresas a se prepararem para uma participação competitiva como fornecedoras qualificadas de serviços nos mega-projectos.

A encerrar, o PCE do BCI destacou que Moçambique atravessa um período de grandes oportunidades, reafirmando o empenho e o compromisso da instituição com um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Voltar ao Topo

Sugestões para si