
O mundo está em alerta com o avanço do novo coronavírus, que surgiu em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. A doença que causa a atual epidemia foi batizada pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19. Abaixo, confira as principais perguntas e respostas sobre sintomas, transmissão, cuidados
1. O que é o coronavírus?
Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).
A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19.
2. Como é transmitida?
Por meio de três formas:
• Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
• Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca, por meio de beijos e abraços;
• Por meio do contacto com superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contacto com mucosas do olho, nariz e boca.
3. Como prevenir o coronavírus?
Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, é preciso limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.
O Ministério da Saúde alerta também para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas. Também é recomendável manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.
4. Por que lavar as mãos previne contra o coronavírus? É possível se contaminar com aperto de mãos ou abraços?
Para infectar uma pessoa, o vírus precisa sair de um doente e entrar no organismo de outra pessoa. Ao tossir, falar ou espirrar, por exemplo, o vírus se espalha por meio das gotículas – não há indício de transmissão pelo ar sem ter relação com estas gotículas.
Usando as gotículas como “transporte”, os vírus podem ficar em superfícies como maçanetas, apoios de transporte público, botões de elevadores, teclas de computador, celulares, entre outros.
Por isso, lavar as mãos retira o vírus da superfície do corpo e evita que, ao se coçar, por exemplo, ele entre em mucosas – como olhos, boca e nariz –, o que causa a infecção.
A proximidade do doente com a pessoa saudável pode permitir que essa “viagem” do vírus fique mais curta. Por isso, segundo os infectologistas, é hora de rever alguns hábitos sociais, como cumprimentar com beijos no rosto ou com um aperto de mãos.
É recomendável evitar este tipo de contacto físico.
5. Como lavar as mãos corretamente?
As mãos devem ser lavadas com água e sabão, ou higienizadas com álcool. A recomendação é que a higiene seja completa, inclua a parte inferior da ponta das unhas e alcance também a região do pulso.
6. Como é feito o tratamento?
Não existe tratamento específico contra a Covid-19. Os pacientes infectados recebem uma medicação para aliviar os sintomas.
As medidas adotadas para aliviar os sintomas são:
• Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
• Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse.
7. O BCI vai ter as agências fechadas por causa do COVID-19?
Até indicações contrárias das entidades governamentais, as agências do BCI continuam a funcionar normalmente conforme os horários habituais de cada agência, contudo recomendamos aos nosso estimados Clientes que se desloquem a Agência apenas em caso de efectiva necessidade e para realizar operações que são efectuadas apenas via balcão. Em caso de necessidade de comunicação com o banco pode contactar a linha fala daki pelos números: 84/87 092 1224 ou 82 999 1224.
8. Que medidas estão a ser implementadas pelo BCI para minimizar o risco de contágio pelo COVID-19?
Apesar de Moçambique não ter detectado/confirmado nenhum caso de contágio pelo COVID-19, ao nível do BCI estão a ser implementadas as seguintes medidas:
• Promoção da utilização dos canais remotos, em detrimento da agência;
• Limitação do número máximo de Clientes nas Agências para evitar a aglomeração de pessoas e limitar o contacto físico.
• Disponibilização de dispensadores de desinfetante para as mãos, à base de álcool, para utilização a entrada e à saída dos Clientes.
• Os colaboradores com funções consideradas de maior risco de contaminação e propagação do vírus passam a usar Máscaras de protecção e Luvas durante o trabalho
• Reforço da limpeza nas Agências e nos edifícios, tendo como foco os móveis e equipamentos de contacto físico com os Clientes.
9. O segurança não deixa entrar na agência, diz que temos de fazer a fila fora da agência. Qual o motivo?
durante o período de alerta para prevenção e mitigação de transmissão do COVID-19 o BCI manterá restrito o número de Clientes dentro das agências por forma a reduzir a aglomeração de pessoas. Recomendamos que enquanto aguarda a sua vez, mantenha na fila um distanciamento mínimo de 1.5m, para sua segurança.
O número de pessoas dentro de cada agência irá respeitar a capacidade da própria agência. Esta medida foi adoptada para a segurança de todos.
10. Tenho uma soma avultada e/ou cheque por depositar, devo manter-me na fila de espera fora da agência?
Dadas as medidas de segurança implementadas nas agências BCI, deverá agendar e planear a sua ida à agência para um período mais adequado para realizar a sua transação, tendo em conta as condições impostas pela situação.
Adicionalmente deverá considerar as seguintes alternativas:
• ATM de Depósito localizadas nas seguintes Agências da Cidade de Maputo:
-Edifício John Ors, na Av. 25 de Setembro;
-Edifício Sede do BCI, na Av. 25 de Setembro nº 4, Praça Robert Mugabe;
-Baia Mall, na agência BCI, Av da Marginal.
• Optar por meios de cobrança e pagamento que não impliquem a movimentação de numerário, como transferências bancárias, POS daki, Pagamento de Serviços e Débitos Directos.
11. Que alternativas tenho para realização de transações sem me deslocar a agência?
Em alternativa deslocar-se à Agência, pode optar pelos seguintes canais remotos para efectuar as suas operações bancárias, com toda a comodidade:
• daki via Internet, para realização de operações de Consulta, Transferências e Pagamentos através das plataformas eBanking/App/Whatsapp;
• daki via Celular, para Consultas e Pagamentos e Transferências da Conta à Ordem e Conta móvel.
• POS daki para transações com recurso a cartões e daki via Celular, minimizando a utilização de numerário;
• ATM daki que permite efectuar, levantamentos, consulta de Saldo e de Movimentos, Transferências, pagamento de Serviços, compra de Recargas, entre muitas outras operações.
12. Quais as operações que posso fazer na agência?
Os Clientes podem continuar a realizar todas as operações habituais nas agências, contudo recomenda-se que se desloque apenas em caso de extrema necessidade, dando preferência pelos nossos canais remotos.
13. Nas agências BCI tem desinfetante das mãos/álcool disponível, sou obrigado(a) a usar?
O BCI recomenda a utilização do desinfectante de mãos à entrada e saída da agência, para prevenção. Por outro lado, os colaboradores BCI que trabalham directamente no atendimento estarão a utilizar máscaras respiratórias e luvas para maior segurança de todos.
14. Só tenho cartão de débito e não tenho ebanking, whatsapp ou acesso ao serviço celular. Como faço?
Pode efectuar operações via ATM e POS (descritas no ponto 11). Entretanto, pode igualmente aderir aos Canais daki via Celular (*124#) e Internet (eBanking/APP/Whatsapp) em qualquer Agência do BCI.
15. Quais são os limites máximos de transações em operações realizadas nos canais eletrónicos?
Estão definidos os seguintes limites máximos de utilização de canais e meios de pagamento eletrónicos:
Limites diários (MZN) de utilização de Cartões BCI
Transferências ATM | Depósito em ATM | Compras em POS | |
---|---|---|---|
Cartão Daki | 75.000,00 | 250.000,00 | 300.000,00 |
Cartão Pronto-a-usar | 75.000,00 | 250.000,00 | 80.000,00 |
Cartão Tako Pago | 75.000,00 | N/A | 250.000,00 |
Cartão BIO | 150.000,00 | 250.000,00 | 350.000,00 |
Cartão BCI Exclusivo | 150.000,00 | 250.000,00 | 350.000,00 |
Limites diários (MZN) de utilização de Canais Daki _ Particulares
Canais | WatsApp daki | eBanking/App [Empresa] | eBanking/App [Particular] | Celular (Conta à Ordem) |
---|---|---|---|---|
Transferência intrabancária | 250.000 | 50.000.000,00 | 1.000.000,00 | 75.000,00 |
Transferência Interbancária | 250.000 | 750.000,00 | 500.000,00 | 75.000,00 |
Tranferência para Telemovel | 25.000 | 125.000,00 | 25.000,00 | 10.000,00 |
Pagamento de Serviços | 500.000 | Saldo de Conta | Saldo de Conta | Saldo de Conta |
Compra de Recargas | 250.000 | Saldo de Conta | Saldo de Conta | Até 3 Recargas |
16. As agências já não estão a fazer actualizações de contas?
A actualização de dados continua em curso no BCI. Face as medidas preventivas, recomenda-se que efectue a actualização através do nosso Site BCI : www.bci.co.mz
17. Caso eu pretenda registar alguma reclamação ou sugestão, o que faço?
Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões poderá contactar-nos sem deslocar-se a uma Agência, através:
• Do nosso site (www.bci.co.mz), bastando clicar no Campo “Sugestões e Reclamações”;
• Enviando uma mensagem uma mensagem através do seu eBanking;
• Através da nossa Página Oficial do Facebook, bastando enviar-nos uma mensagem privada através do Messanger, ou ligando para a linha fala daki, através dos seguintes números: 84/870921224 ou 829991224