Colaboradores do BCI fazem doação de sangue

Por ocasião do dia Mundial do Doador de Sangue, assinalado a 14 de Junho, colaboradores do BCI realizaram, de forma voluntária e solidária, uma acção de doação de sangue, no edifício-sede do Banco, em Maputo, tendo sido possível, nos dias 14 e 15, colher quantidades consideráveis de unidades de sangue.
A acção surge no quadro da parceria entre o BCI e o Serviço Nacional de Sangue (SENASA), um organismo que mobilizou técnicos de saúde que puderam realizar entrevistas clínicas de verificação de pressão artérial, temperatura, frequência cardíaca, entre outros testes.
Esta sessão de doação seguiu-se à palestra realizada no auditório do BCI, a 12 de Junho, e ministrada pelo enfermeiro-chefe do SENASA, Emerson Cuinhane, que referiu o objectivo da instituição que representa: “assegurar a obtenção de sangue e conseguir ter 100% de doações voluntárias. Essa é a recomendação da OMS”.
Explicou ainda, na sua intervenção, que “doar sangue é uma pessoa que se predispõe a retirar 450 ml de sangue”, e esclareceu: “dar sangue não faz emagrecer, não engrossa o sangue, nem vicia. É um processo voluntário que a pessoa faz porque pôs-se à disposição, e o faz com bom coração para ajudar, e não espera nada em troca. Damos porque queremos oferecer. O acto não prejudica quem dá. Só traz vantagens a quem recebe”.