Sala de Imprensa

COVID-19 e Mulheres Empreendedoras

A ONU Mulheres realizou esta semana, em Maputo, um encontro virtual intitulado “Integrando a Pespectiva do Género nos Estímulos Fiscais e Económicos Adoptados para Mitigar os Efeitos da Pandemia COVID-19 no Sector Empresarial” envolvendo proeminentes mulheres líderes moçambicanas e destacáveis representantes de instituições parceiras.

Promovido por esta entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres, juntamente com outras instituições parceiras, o evento enquadra-se num conjunto de debates alusivos a celebração do Mês da Mulher (incluindo o 7 de Abril), sob o lema “Mulheres na Liderança: Construindo para um futuro de igualdade num mundo com a COVID-19.

O principal objectivo do diálogo foi destacar a importância da promoção de uma recuperação económica inclusiva e iguais oportunidades de benefício fiscal e monetário das empresas lideradas por mulheres e empresas que empregam mais mulheres nos sectores desproporcionalmente afectados pela pandemia COVID-19.

Do rol de apresentações feitas constam as seguintes: “Apoio técnico e financeiro do Banco Mundial a Moçambique para mitigar o impacto negativo dos choques da COVID-19. Perspectivas internacionais sobre o estímulo fiscal”, “Perspectivas das empresas geridas por mulheres sobre a eficácia do pacote de estímulo fiscal e económico” através da Associação Moçambicana de Mulheres Empreendedoras e Empresárias (FEMME), a experiência do Banco Nacional de Investimento (BNI) na gestão das linhas de financiamento Gov.COVID-19 e BNI COVID-19.

Na ocasião foi, ainda, apresentada uma ferramenta desenvolvida pela ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho sobre “Como avaliar e integrar as perspectivas de género nos pacotes de estímulos fiscais com vista a responder aos impactos sócio-económicos da COVID-19.

Representada por Paula Boca, mulher líder e quadro sénior do BCI, o BCI tomou parte no encontro, tendo apresentado uma reflexão introdutória sobre “Os caminhos para a resiliência das mulheres empresárias e empreendedoras face ao choque económico causado pela COVID-19”.

Voltar ao Topo

Sugestões para si