Entrega de ventilador em Manica

Os Serviços Provinciais de Saúde em Manica receberam, na quarta-feira (27), em Chimoio, um ventilador oferecido pelo Banco Comercial e de Investimentos (BCI), acto que surge em resposta ao desafio de combater a COVID-19.
A doação foi formalizada por Armando Muchanga, director comercial regional, em representação do BCI, afirmando na ocasião que a entrega daquele aparelho é um contributo do Banco para auxiliar o sector de saúde local na melhoria da qualidade de assistência médica aos pacientes e para salvar vidas, ressalvando que a prevenção é sempre a melhor opção.
Por seu turno, Flávio Roque, em representação do director dos Serviços Provinciais de Saúde, agradeceu a doação que, segundo referiu, vem responder a uma necessidade que havia. Esclareceu que existiam até ao momento três ventiladores no Centro de Chissui, dois dos quais é que estavam em funcionamento, o que reduzia a capacidade de resposta hospitalar. “Esta oferta do BCI vai minimizar as dificuldades enfrentadas no tratamento de pacientes na Província de Manica, sobretudo no centro de isolamento de pacientes com covid-19, nos cuidados intensivos que são pacientes com dificuldade respiratória grave” – disse.
O acto de entrega contou ainda com a presença de quadros dos Serviços Provinciais de Saúde de Manica, destacando-se Elsa Morango, chefe da vigilância epidemiológica, e Alberto Mavuto, responsável do centro de isolamento de Covid-19 de Manica.
A acção insere-se no âmbito do programa de Responsabilidade Social do BCI, instituição bancária que vem procedendo, desde que eclodiu a pandemia da COVID-19 em Moçambique, à entrega de um conjunto de milhares de unidades de equipamento médico de protecção, e de kits de artigos diversos de protecção e de higiene, às autoridade governativas, a instituições públicas e privadas, a organismos humanitários, a escolas e às demais organizações em todo o país.