Lançado em Maputo mais um livro de História

Foi lançada, na 4a feira (28), em Maputo, a obra ‘Momentos, Factos e Posicionamentos um contributo para a compreensão da História de Moçambique’, do académico Jossias Filipe. O livro foi co-patrocinado pelas seguintes instituições: BCI, TMCEL e Universidade Joaquim Chissano (UJC).
‘A história recente de Moçambique está cheia de episódios marcantes que precisam de ser conhecidos, analisados e estudados por todos, na perspectiva de se obter conhecimento histórico orientador’, este é o motivo real que me fez produzir esta obra – disse o autor e rematou: “A história permite e fornece o conhecimento de onde se vem e conjugado com a análise do presente que nós todos vivemos permite escolher o futuro que se quer. Se é de facto difícil escolher o futuro que se quer, pelo menos existe a possibilidade de escolher o caminho para esse futuro. Este também foi o móbil da produção deste material”.
Para o Reitor da UJC, José Magode, que apresentou o livro, “o conjunto de saberes que Jossias Filipe partilha com o público leitor representa um contributo para a história contemporânea de Moçambique com referência aos quadros económico, político, social das motivações e estratégias de actores sociais e políticos como sujeitos de momentos, factos e posicionamentos no processo” – disse, para mais adiante referenciar que “escrito em linguagem clara e na base de um acervo documental de suporte à análise histórica, a obra de Filipe Jossias revela-se ser em ciências sociais uma referência para estudantes docentes, investigadores, e público em geral, para a percepção das dinâmicas em Moçambique, em interação com o mundo”.
Representando o BCI, George Mandawa, director central adjunto de Grandes Empresas, referiu que o acto “constitui a materialização de um projecto ao qual nos associámos desde que nos foi apresentada a proposta de patrocínio, e que marca um passo importante no contexto literário moçambicano, em particular na área de produção de conhecimento”. Disse ainda que a obra publicada é um “valioso contributo, não só para a literatura científica, sendo o exemplo de uma ferramenta de trabalho, produzida no país, e que merece e continuará a merecer todo o nosso apoio”.
Já o PCA da TMcel, Mohamed Rafique Jusob, elogiou: “como é que a TMCEL poderia ficar indiferente em trazer para o nosso país uma obra que faz o retrato, documenta e faz o percurso desde a Conferência de Berlim até hoje?”. Olhando para uma das abordagens do livro disse: “perdoar sim, mas nunca esquecer. E continuarmos a fazer o caminho do crescimento através das obras que nós patrocinamos”.
Refira-se que Jossias Filipe nasceu em 28 de Novembro de 1960, província de Inhambane. É pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais da UJC, no Departamento de Economia e Estudos de desenvolvimento. É especialista em estratégia de desenvolvimento rural e em estudos (Universidade do Porto, de Portugal) desde 2005); e é licenciado em História, pela Universidade Eduardo Mondlane em 1997.