Sala de Imprensa

Madjadjane acolhe sessão de educação financeira

Decorreu, na semana finda, uma acção de educação financeira levada a cabo pelo BCI na Escola Primária Completa de Madjadjane, na localidade de Salamanga (Matutuíne), província de Maputo, abrangendo dezenas de alunos dos níveis de 5ª a 7ª classes.

De forma didáctica, as crianças aprenderam sobre as melhores formas de poupar e de depositar dinheiro. “O Banco é onde pode ser feita a guarda de valores e onde os pais e encarregados de educação podem fazer poupanças” – referiu Efigênia Alfinete, gestora de Produtos e Serviços do BCI, que ministrou a palestra, e salientou: “a poupança começa com acções menores que podem ser realizadas pelas próprias crianças como, por exemplo, o uso racional dos recursos domésticos e o cuidado a ter com os bens individuais e comuns”.

Ao longo da sessão, intervieram, de forma proactiva, os alunos. “Se deixarmos o dinheiro em casa, alguém pode roubar e se, por acaso, houver incêndio, o valor guardado no banco poderá servir para construir uma nova casa. Se deixarmos dinheiro no Banco também podemos ter outros benefícios” – disse um dos alunos de Madjadjane, secundado por um colega que apontou outras formas de poupança praticadas na comunidade, tal como o xitique.

No evento, foi ainda realizada uma sessão similar, de carácter bilingue (Xichangana e Português), dedicada a mais de duas dezenas de mulheres da comunidade, em que foram partilhados procedimentos e instruções para a realização de operações bancárias.

Foi esclarecido, ao longo da palestra, que o acesso à conta bancária, através de abertura de conta, pode ser feito a partir de valores modestos. Efigênia Alfinete explicou ainda que “a estratégia de poupança em mealheiros e xicotelas (latas) é uma boa prática. Do valor acumulado, ao fim de cada ciclo, o valor pode ser depositado em conta bancária”.

Na sessão foi reiteradamente abordada a importância de uma boa planificação das finanças pessoais e a calendarização, para que as datas em que geralmente se registam maiores gastos não representem um risco ao rendimento familiar. No fim, as participantes agradeceram ao BCI, mostrando-se interessadas em receber mais sessões de literacia desta natureza, e aumentar cada vez mais o índice de bancarização naquela comunidade.

Voltar ao Topo

Sugestões para si