Município de Maputo reúne artistas, académicos e agentes culturais
O Pelouro de Cultura e Turismo do Conselho Municipal de Maputo (CMM) juntou, na semana finda (21 e 22), artesãos e fazedores de teatro, em duas sessões que contaram com a intervenção de académicos, de representantes de instituições que tutelam a cultura, e do BCI, como parceiro financeiro. Orientaram os encontros a vereadora da Cultura e Turismo, Isabel Macie, e o director da Cultura do, Rodrigo Sala, ambos do CMM.
Os dois encontros seguiram-se ao fórum que reuniu, na mesma semana, escritores e agentes literários, num quadro de eventos integrados nas comemorações dos dias mundiais da poesia, do artesão e do teatro, e no âmbito do programa de Capacitação dos Líderes e Agentes Culturais desenvolvido pelo município.
O BCI, representado por Heisler Castelo David, interveio nas sessões, abordando a componente de Financiamento de Projectos Artísticos. Destacaram-se, igualmente, as intervenções de Dadivo José, da Escola de Comunicacão e Arte (UEM), sobre “O Papel das Instituições do Ensino do Teatro na Profissionalização e Internacionalização dos Actores”; de Baptista Matavele, da Direcção Nacional das Entidades Legais, com o tema “O Processo de Legalizações das associações Culturais”; e de Nelson Chilengue, Administrador da FEIMA – Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia de Maputo, que abordou o papel da indústria na economia da cidade.
Refira-se que os dias mundiais da Poesia, do Artesão e do Teatro, são anualmente celebrados a 19, 21 e 27 de Março, respectivamente.