Sala de Imprensa

PR inaugura Agência do BCI em Molumbo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na sexta-feira, 26 de Fevereiro, uma nova agência do BCI, no distrito de Molumbo, província da Zambézia. A iniciativa insere-se no âmbito da iniciativa presidencial “Um Distrito um Banco”, que tem em vista dotar todos os distritos de Moçambique de cobertura bancária.

Segundo referiu o Chefe de Estado, em 2020 foi alcançada a marca de 129 distritos já bancarizados. “São 82% dos distritos bancarizados, mas pretendemos até ao final deste ano concluir em todos os distritos do nosso Moçambique. Queremos que pelo menos 75% da nossa população esteja a 5 km do banco. Estamos a trabalhar nesse sentido, porque a fase inicial [foi] de conseguir trazer os bancos, mas é preciso agora ter banco perto como estamos a fazer com a escola e o hospital”.

Numa cerimónia em que participaram altas individualidades do governo, com destaque para o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, e o governador da província da Zambézia, Pio Matos, o administrador do BCI, Mukhtar Abdulcarimo, salientou na sua intervenção que “esta unidade de negócio vai trazer enormes benefícios para a população local, e vai ter, mais concretamente um impacto directo para 2.218 funcionários públicos que vão passar a usar os serviços deste balcão, reduzindo assim as distâncias e custos a que estavam antes sujeitos”.

A agência da vila-sede de Molumbo vai beneficiar não somente os mais de 350.000 habitantes mas, entre outras, também as populações das localidades de Capitão Mor, Corromana Sede e Nangoma.

Refira-se que Molumbo foi elevado, há mais de cinco anos, à categoria de distrito, e tem como limites, a norte, o distrito de Mecanhelas, província de Niassa, a oeste o vizinho Malawi, a sul, os distritos de Milange e Lugela, e a este os distritos de Namarrói e Gurué.

Voltar ao Topo

Sugestões para si