Relançada obra de Heliodoro Baptista no BCI

O Auditório do BCI acolheu, na quarta-feira (23), o relançamento da obra ‘Por cima de toda a folha’, do poeta Heliodoro Baptista, a qual reúne dezenas de poemas que reflectem o período antes e pós independência.
“Trata-se de uma obra emblemática, amplamente aclamada pela crítica, desde o seu lançamento em 1987” – relembrou Ivan Nhantumbo, director do Gabinete de Oferta e Dinamização, do BCI, instituição que apoia a reedição. “Trinta e cinco anos depois, e no quadro da homenagem que lhe é hoje prestada, o BCI junta-se a este tributo ao poeta Heliodoro Baptista, destacadamente, um dos maiores poetas moçambicanos, e um dos percursores da literatura deste país”, disse.
A cerimónia compreendeu, entre os vários momentos, testemunhos, declamação de poemas e a apresentação da obra, assegurada pelo escritor e académico Lucílio Manjate, para quem “a poesia de Heliodoro Baptista funciona como a ignição para a manifestação das minhas próprias convicções e sentimentos. Isto significa que o poeta e o leitor partilham ideais. Aliás, esta é a função da arte, revelar e perpetuar a nossa humanidade”. E acrescentou: “Por Cima de Toda a Folha é, portanto, para já, uma narração da História de Moçambique. Este é um livro cheio de História, do antes e do depois da Intendência Nacional”. E rematou: “é um livro que faz a incisão à nossa consciência colectiva através de um verso ironicamente insuspeito e ambiciosamente hermético, mas que nos obriga a olhar de frente para as nossas próprias máscaras”.
O acto de relançamento contou, entre outras personalidades e membros da classe literária moçambicana, com a presença de Heliodoro Baptista Júnior, filho do autor da obra, que fez referência ao rico legado do pai. Refira-se que este, também, poeta efectuou, em Maio de 2019, no mesmo Auditório do BCI, o lançamento da 2ª edição da sua obra, intitulada ‘Detalhes de uma vida de silêncio’.