O BCI garante a Gestão das Reclamações, Sugestões e Pedidos de informação que os Clientes formalizem através dos canais disponíveis.
Situações que não tenham sido do seu agrado, fale connosco, faremos o que estiver ao nosso alcance para esclarecer e corrigir rapidamente a sua preocupação. Envie-nos as suas sugestões de melhoria, comprometemo-nos em avaliar a viabilidade da sua implementação.
1. O que é uma Reclamação ?
Entende-se por reclamação, qualquer manifestação de insatisfação relativa aos serviços que o BCI presta.
2. O que é uma Sugestão ?
A sugestão pode ser entendida como proposta que vise melhoria na prestação de serviços do BCI.
3. Quem pode apresentar uma Sugestão/Reclamação?
Pode apresentar uma reclamação/sugestão qualquer pessoa singular ou colectiva, Cliente ou não Cliente, e em nome de terceiros desde que este esteja mandatado para o efeito, através de procuração com poderes inequívocos para esse efeito.
4. Quais os cuidados a ter na formalização de uma Reclamação/Sugestão?
Na formalização de uma reclamação/sugestão, há que garantir a exposição clara e objectiva dos factos que a motivam e, caso a formalização seja realizada através de canais não presenciais, deve apresentar todos os elementos informativos que assegurem a identificação do reclamante envolvido na situação exposta.
5. Prazo de Resposta as Reclamações
O prazo de resposta é de 30 dias de calendário, independentemente do canal de apresentação, podendo ser prorrogado quando a natureza da reclamação e/ou a sua resolução assim o exigirem. Nesses casos, o BCI informa o Cliente.
6. Como são tratadas às Reclamações/Sugestões apresentadas?
Todas as Reclamações, Sugestões e Pedidos de informação registadas, são tratados com competência técnica, diligência e neutralidade.
Os nossos Compromissos são:
- Serviço Gratuito – Qualquer cidadão, Cliente ou não, pode apresentar uma reclamação, sugestão e pedido de informação relativo ao serviço prestado pelo BCI;
- Múltiplos Canais de Apresentação Disponíveis – As reclamações/sugestões e pedidos de informação podem ser apresentados em qualquer um dos seguintes canais de acesso: Agências do BCI, Carta, Email: Reclamacoes.Clientes@BCI.CO.MZ ;
- Registo e garantia de resolução ou resposta- Todas as reclamações são devidamente registadas e numeradas no livro de reclamações, de seguida canalizadas para o departamento responsável pelo seu controlo e resolução;
- Homogeneidade e ética na resolução – O BCI rege-se por princípios de Boas Práticas no tratamento das reclamações, com vista a uma resolução clara e uniforme;
- Compromisso de resposta escrita- O BCI está comprometido, pela sua política de gestão de reclamações, sugestões e pedidos de informação, com o envio de resposta escrita a todas as situações apresentadas;
Estão também disponíveis as seguintes entidades de proteção ao consumidor a recorrer em 2ª instância, quando os Clientes discordem do tratamento dado às reclamações ou quando não haja resposta dentro dos prazos previstos:
- Os serviços ou unidades de tratamento de reclamações, denúncias ou atendimento aos consumidores;
- O Banco de Moçambique;
- Os Centro de arbitragem, conciliação e mediação de conflitos, nos termos aplicáveis;
- As associações de consumidores;
- O Instituto do Consumidor; e
- Os tribunais judiciais.